Prof. Bruno Bezerra

Olá, pessoal, tudo bem?

Sou Bruno Bezerra, Auditor Fiscal da Receita Federal, Coaching e professor no Exponencial Concursos, e vou contar hoje um pouco da minha trajetória concursística.

Minha vida escolar se iniciou no interior do Ceará, onde morei (em várias cidades) por 12 anos. Em virtude das constantes mudanças de cidade, tive bastante dificuldade para me alfabetizar. No ano em que aprendemos a ler e escrever, mudei de cidade três vezes, o que me acarretou problemas para aprender o fundamental. Porém, graças a Deus, sempre sou muito determinado quando quero alcançar meus objetivos e consegui superar essa dificuldade.

Após a oitava série, comecei a estudar em Fortaleza e, no ano do pré-vestibular, decidi fazer Odontologia, profissão que meu avô exercera. Durante muito tempo, tive convicção de que foi no ano em que prestei vestibular que me tornei um estudante profissional.

Porém, o vestibular para o curso de Odontologia na UFC não seria ainda meu grande desafio. Nessa época, eu morava com meus pais e vivia em função dos meus estudos, ou seja, não tinha preocupação com nada e me restava todo o tempo para estudar. Após um ano de dedicação intensa, consegui aprovação no vestibular do ano de 1999.

A Faculdade de Odontologia, a quem sou muito grato, foi outra “escola” que me ensinou dois valores muito importantes para quem quer alcançar seus sonhos: determinação e disciplina.

Um ano após minha colação de grau, porém, comecei a trilhar outros rumos em minha vida. Decidi estudar para o concurso da Receita Federal do Brasil (RFB). Aos 22 anos, quando minha vida girava em torno de biologia, química, fisiologia, farmacologia, “entre um dente e outro”, tive que desbravar novas áreas e estudar direito, contabilidade, economia e matemática, dentre várias outras disciplinas.

Tinha consciência de que a caminhada seria difícil. Abandonei a odontologia e mais uma vez, com determinação e disciplina, parti para o novo desafio. Com aproximadamente 6 meses no novo mundo (primeiros passos), fui surpreendido com os editais para os concursos de Analista Tributário da RFB e Auditor Fiscal da RFB. Naquele momento, optei por me dedicar ao concurso de Analista Tributário, que tinha um conteúdo bem menor, o que me possibilitaria mais chances de aprovação, em virtude do pouco tempo de estudo nas novas disciplinas. Mais a frente conto com mais detalhes como me preparava para as provas.

Graças a Deus, mais uma vez, obtive êxito na empreitada e fui aprovado em 3º lugar, no concurso com 49 vagas. Fiquei muito feliz com a aprovação e comemorei bastante com meus pais, irmãos e amigos. Essa “comemoração” se estendeu por mais 4 anos, nos quais aproveitei muito para curtir a vida, viajar e ficar com a família, tudo isso sem “preocupação” com estudos.

Após essa temporada, veio o pensamento: “ainda não cheguei aonde eu queria – ser Auditor Fiscal da RFB”. Foi então que comecei o que considero minha grande caminhada – o maior desafio. A situação agora era outra: trabalhava 8 horas por dia e morava só. Então, meu tempo para os estudos era muito mais curto, o que exigiria um sacrifício maior. Aqui, sim, tive que me profissionalizar nos estudos.

Ao tomar a decisão de retornar aos estudos, fui atropelado por um edital que saiu em pouco mais de 1 mês. Estudei 4 meses com todas as minhas forças para essa prova, fui aprovado na primeira fase, mas não logrei sucesso na segunda etapa. Foi um banho de água fria e passei muito tempo triste em função desse revés.

Contudo, um ano após perder essa batalha, novamente voltei a estudar e desta vez me planejei com antecedência e segui em frente com a mesma disciplina e determinação de outrora, sempre acreditando que meu sonho só dependia do meu esforço.

Notei que dois fatores seriam importantíssimos para minha aprovação: antecedência na preparação e planejamento. Abandonei o imediatismo e comecei a me preparar bem antes de edital.

Preparei tudo que seria necessário para que os estudos ficassem mais organizados. Então, preparei ambiente de estudos em casa (mesa, cadeira, materiais, livros e pdfs organizados em pastas). A organização foi fundamental para eu me tornar mais eficaz. Todos os dias eu já tinha meu plano de estudos organizado por ciclos e os materiais estavam organizados em pastas. Então, na hora de começar a estudar, não perdia tempo pensando no que estudar nem procurando materiais.

Comecei a definir metas para serem cumpridas semanalmente e, à medida que ia ficando perto da prova, aumentava gradualmente a quantidade de horas de estudo. Então, todos os domingos eu analisava o que realmente tinha feito e planejava o ciclo da semana subsequente. Se algo não tivesse dado certo, tentava melhorar ou não cometer os mesmos erros para que semana seguinte fosse mais produtiva. O estudo por ciclos (grupo de matérias) ajudou bastante a alavancar meus índices.

Algo que também ajudou muito foi o fato de ter guardado férias para tirar no período pós-edital. Esses dias livres perto da prova são de grande valia. Pense nisso e guarde férias.

Com relação à organização dos estudos, eu sempre incluía nos meus ciclos tempo para estudo da teoria, para resolução de questões e para revisões. Considero que o ponto chave do sucesso foi a elaboração dos meus materiais de revisão. Eles foram o grande diferencial. Depois que estava mais avançado, passei a fazer leituras da lei seca e a estudar de forma mais “pesada” jurisprudência. Esses dois últimos pontos me ajudaram muito na prova.

Na reta final, resolvi muitas questões e fiz muitas (muitas mesmo) revisões e alguns simulados. A cada dia, as revisões se tornavam mais rápidas, porque eu já sabia praticamente todo meu resumo memorizado. Então, quando eu pensava em um assunto “X”, eu sabia exatamente onde ele estava no caderno (eu pensando: “essa súmula do STF está em uma página de verso, no canto inferior direito de caneta vermelha”).

Isso é serio! Cheguei ao ponto de conseguir revisar uma matéria inteira em um turno do dia. Com isso, eu consegui revisar todo o edital do concurso de Auditor Fiscal da Receita Federal de 2012 nos 8 dias que antecediam a prova, de tão rápidas que estavam minhas revisões. Resultado disso: no dia da prova os assuntos estavam todos “frescos” em minha mente. Então, aí vai uma dica de ouro: crie seus materiais de revisão e vá sempre os deixando cada vez mais completos.

Após o planejamento feito, era “só” colocar em prática a estratégia de estudos. Foi fácil? Não! Como trabalhava oito horas por dia, durante a semana, somente sete horas da noite conseguia sentar para dar início aos estudos. Porém, por diversas vezes, com dez minutos de leitura, dormia sobre os livros, devido ao cansaço. A partir de então, decidi dormir por uma hora antes de começar a estudar para recuperar a energia. Assim, às oito horas da noite dava início a mais uma jornada que se estendia até às duas horas da manhã, quando tinha que descansar para trabalhar no outro dia, às sete e trinta. Para compensar o pouco tempo no decorrer da semana, o lazer dos finais de semana era sacrificado em prol dos estudos.

Esse foi o primeiro ponto importante na minha preparação: descobri o que fazer para que os estudos rendessem mais, por mais tempo e com maior qualidade (precisava dormir antes de iniciar os estudos para estar descansado e concentrado). Faça testes e descubra seus melhores momentos.

Depois de aproximadamente um ano nesse ritmo de estudos, na maioria das vezes abdicando de estar com família, amigos e namorada, de viajar e de “aproveitar” a vida, alcancei meu grande sonho: fui aprovado no concurso de Auditor Fiscal da RFB. Nesse mesmo ano, também consegui aprovação no concurso de Analista de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Alcançado meu grande objetivo, mais uma vez tirei um longo período de férias dos estudos (três anos).

Hoje sou muito feliz com o trabalho que realizo e estou muito contente por participar de mais 2 outros projetos, entre eles o Exponencial Concursos, e ter decidido voltar a estudar em busca de um novo sonho. Na certeza de que esse novo projeto será tão bem sucedido como toda minha vida estudantil, sigo com determinação e disciplina em busca dos meus sonhos.

Assim, garanto para todos os concurseiros que, com disciplina, determinação, perseverança e boas técnicas de estudo podemos alcançar todos os nossos sonhos.

Bons estudos e boa sorte a todos.

Bruno Bezerra