Não Categorizado

Como estudar Português para concurso

Fala, concurseiro!

Vamos falar hoje da dificuldade de milhares de concurseiros: a Língua Portuguesa.

Diariamente recebo questionamento de alunos que não conseguem ter bom desempenho em português, com índices de acertos baixos nas questões. Por vezes, as pessoas querem acertar muitas questões sem sequer conhecer a teoria da matéria ou já querem ir direto para as questões com base no conhecimento do dia a dia.

Isso acaba gerando frustração, pois quando tenta resolver as questões não consegue. Este é uma dos problemas de estudar português para concurso: achar que pelo fato de ser seu idioma e estudar desde criança já sabe o básico necessário para as provas. Para saber se você sabe o mínimo necessário, faça um simulado, que terá noção do seu grau de dificuldade na matéria.

Às vezes, as pessoas simplesmente deixam português de lado porque querem estudar somente as matérias específicas. Elas esquecem que nossa língua na grande maioria dos concursos tem uma grande quantidade de questões. Cuidado!

Além disso, você pode errar questões de outras matérias por conta de não estar bem nessa matéria. Então, vamos ver o passo a passo para você aprender essa matéria, que é fundamental para sua aprovação em praticamente todos os concursos. Vamos lá?

 

1. Compreensão do conteúdo

É preciso uma base teórica. Não tem como ir para as questões sem conhecer a teoria para a maioria das questões, que exigem conhecimentos técnicos e específicos. Ou seja, não tem como se confiar pelo que você de português do dia a dia. Para essa etapa, sobretudo se tem dificuldade, faça um bom curso de videoaula + PDF. Então, primeiro veja o curso em vídeo e depois faça o estudo do assunto pelo PDF.

Observação importante: respeite o ordenamento básico de estruturação da língua. Querer entender crase sem saber a base do português, vai complicar sua vida. Assuntos como morfologia (classes gramaticais e suas respectivas locuções) é uma base necessária para se avançar. Após isso, veja sintaxe. Depois de uma boa base nesses dois conteúdos, você conseguirá estudar com mais tranquilidade assuntos como crase, pontuação, colocação pronominal etc.

2. Resolução de questões

Após ter o conhecimento teórico básico, é fundamental resolver muitas questões, aprofundando e especializando o aprendizado. Se você não tiver uma conhecimento da matéria, não tem como querer fazer estudo reverso, pois você acabar não entendendo nem o comentário do professor.

Estudo reverso: começar pela resolução da questão e depois estudar o assunto relativo ao exercício. Só funciona, na maioria das vezes, se você tiver uma base da disciplina.

3. Compilação (resumos) dos assuntos mais complicados

Fazer o resumos vai ajudá-lo a compreender e facilitará suas revisões. Cuidado: resumo só é válido se você entendeu bem a matéria e fez uma síntese do assunto. Se você simplesmente transcrever o que está no material, você nem terá um resumo e talvez também não terá compreendido.

Uma alternativa a fazer o seu resumo é pegar um pronto por professor. Adicionalmente, faça suas anotações, adapte ele para sua realidade de forma que ele fique personalizado para suas necessidades.

4. Especialização nos assuntos mais cobrados

As bancas examinadoras têm um conjunto de assuntos que são os mais “queridinhos”, cobrados praticamente em todas as provas. Isso vai variar de acordo com a banca e o nível de dificuldade do concurso. Você começar a perceber que assuntos são mais cobrados à medida que começa a resolver questões, fique ligado nisso. Por exemplo, pontuação, pronomes, vozes verbais, concordância, regência e crase são assuntos que marcam presença em quase todas as provas. Sempre posto no Instagram os “top five” – que são os temas mais cobrados em cada matéria pela banca específica.

5. Verificação dos pontos fracos

Faça questões separadas por assunto, para que saiba quais são seus pontos fracos. Quando identificar quais assuntos são seus “calos”, dedique-se a eles.

6. Revisões Constantes

 

7. Interpretação de textos

Um percentual alto de questões é de interpretação de texto e para ficar bom nisso só há um remédio: treino constante. Tenha um tempo em seu ciclo de estudos só para resolve questões de texto. Se possível, foque na banca do seu concurso, para saber o que o examinador prioriza em seus questionamentos.

É, meu amigo, se tem dificuldade, seja humilde e dedique-se fortemente para aprender essa matéria.

O estudo do Português vai dar base para prova objetiva e discursiva.

 

 

Abraço e bons estudos.

Bruno Bezerra

Quer mais dicas e sacadas como essa?! Então, baixe o e-book abaixo gratuitamente.

Ebook | O seu guia para concurso público

E se quiser saber todas as técnicas e estratégias de estudo que usei para ser aprovado, baixa esse outro material GRATUITO.

Ebook | 10 passos para ser aprovado em 10 meses

 

 

 

 

Deixe seu comentário

* campos obrigatórios

Posts Relacionados

Não Categorizado
Por que você não consegue estudar o edital todo?
Não Categorizado
Estudar dentro de casa ou fora? O que é mais eficiente.
Não Categorizado
Metas de estudos em número de páginas para ler é eficiente?